Sem categoria

Vamos falar de sedentarismo?

By 29 de agosto de 2019 No Comments

O sedentarismo pode ser definido como a falta ou ausência de atividade física. Ou ainda, quando o indivíduo não consegue gastar o mínimo de 300 calorias por dia.
Além de ser considerado um problema de saúde pública, o Brasil lidera o ranking do índice de países mais sedentários da América Latina, segundo a OMS.


A prática do exercício físico, tanto para jovens quanto para adultos, é primordial para manter o bom funcionamento do coração. Ajuda também a prevenir problemas como osteoporose, hipertensão, diabetes e até derrame cerebral.
Ao longo desse artigo, vamos apresentar algumas dicas para adquirir uma vida mais ativa!

Dos muitos benefícios que a prática de atividades físicas traz, a redução de algumas causas de alterações emocionais são observadas. A ansiedade, o estresse e a depressão diminuem consideravelmente.
Além disso, essa ação pode impactar no seu orçamento financeiro, já que para muitas dessas doenças são receitados remédios caros e de longo tratamento.                                                                                                                                       

Não podemos falar de sedentarismo sem levantar outra questão crítica: a obesidade.
Um problema que tem sido tema de fóruns e debates entre endocrinologistas, vem sendo diagnosticado com maior frequência ainda na infância.

A obesidade é comprovada através de um cálculo de IMC (índice de massa corpórea), onde se divide o peso da pessoa por sua altura elevada ao quadrado.
Na maioria das vezes, o excesso de peso pode estar relacionado a distúrbios genéticos hereditários ou a maus hábitos alimentares. Quando combinado com uma vida sedentária, os riscos de se desenvolver um problema grave aumentam expressivamente.

Principais causas do sedentarismo

As principais causas desses transtornos na infância são pela atual rotina das famílias. O espaço para atividades físicas nas agendas vão sumindo com o tempo. A utilização de veículos para trajetos curtos é cada vez mais comum. O consumo excessivo de alimentos industrializados, por serem mais práticos, já faz parte do dia-a-dia. E um dos maiores vilões da atualidade, os dispositivos eletrônicos, que acabam sendo incentivados ao uso por muitas horas.

Esse comportamento gera consequências sérias. As mais comuns são: atrofia muscular, perda de força e o acúmulo de gordura, principal agente causador da obesidade e que tem potencial impacto na vida adulta.

Dicas para uma vida menos sedentária

Manter uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes já contribui muito. Se aliada à prática de esportes ou qualquer outra atividade física, o resultado será ainda mais satisfatório.

Vale ressaltar também, que o fluxo sanguíneo cerebral melhora, reduzindo o risco de morte por doença cardíaca, os sintomas de ansiedade e depressão são amenizados e sua musculatura fica ainda mais resistente, o que pode minimizar os riscos da diabetes, melhorar a postura e ainda aumentar a densidade óssea.

A Bio Center avalia caso a caso e estimula a prática do exercício em qualquer idade. Entendemos as limitações de cada indivíduo e adaptamos as atividades de acordo com a necessidade e objetivo do aluno.

Leave a Reply

Open chat