Você já deve ter ouvido falar em déficit de atenção ou transtorno de hiperatividade, certo? Esse transtorno neurológico ganhou o nome de TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade), que é caracterizado pela falta de atenção, hiperatividade e impulsividade do indivíduo, associadas também à sua coordenação motora.
Apesar de os sintomas já serem reconhecidos ainda no século 20, esse conjunto de distúrbios neurológicos ganhou maior evidência no Brasil a partir dos anos 2000.
Como saber quando alguém tem TDAH?
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Glia – Consultoria em Neurociências, o TDAH já atinge 5% dos jovens entre 4 e 18 anos, e ainda dentro dessa pesquisa, 58% das crianças não possuíam o diagnóstico e outras 1,6% tomavam medicamento desnecessariamente.
Quando notado algum comportamento ligado a esses sintomas, é indicado que se procure ajuda médica, para que então sejam feitos os exames necessários e o tratamento seja orientado corretamente.
Natação no combate ao TDAH
O que talvez muitos não saibam, é que a atividade física pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas do TDAH, principalmente a natação, que além de trabalhar o corpo físico, exercita a coordenação neuromotora.
Além disso, a natação tem sido recomendada por médicos como parte do tratamento desse transtorno, principalmente para as crianças, pois estimula o gasto energético e libera tensões.
No ano passado, a mídia noticiou que o campeão olímpico Michael Phelps foi diagnosticado com TDAH na infância e que os sintomas foram superados com as rotinas de treinamento.
A Bio Center já atende alunos com o diagnóstico de TDAH e incentiva o tratamento através da natação, porém sem descartar o uso dos medicamentos receitados pelos especialistas da área médica.
Clique aqui e entre contato conosco!