Natação é um benefício que acompanha você desde os primeiros passos.
O inverno está chegando ao fim e logo mais as altas temperaturas retornam, trazendo todo seu poder convidativo a um banho de piscina ou de mar. E é então que os pais e adultos devem ficar atentos quanto às crianças.
De acordo com a ONG Criança Segura, o afogamento é a principal causa de morte não intencional. No Brasil, todos os dias 17 pessoas morrem afogadas, sendo 3 delas crianças. Além dos locais de banho coletivo, existem os riscos dentro de casa também, pois o que muitos não sabem, é que o afogamento já pode ocorrer com apenas 40cm de água. Por isso, nesse artigo vamos abordar alguns cuidados e sugerir prevenções a fim de evitar esse tipo de ocorrência.
Como prevenir acidentes com água?
Aprender a nadar pode ser fator fundamental em alguns casos, seja para socorrer alguém ou a si próprio. Além de ser um esporte muito benéfico à saúde, essa habilidade pode ser desenvolvida em qualquer idade.
Se você possui piscina em casa, a mantenha sempre coberta, e quando você e sua família forem a utilizar, estejam seguros de que as crianças estão amparadas por um adulto que saiba nadar.
Outro cuidado a ser tomado dentro do lar é quanto a baldes, bacias ou qualquer outro recipiente que possa conter água e estar ao alcance dos pequenos.
Sabemos que o instinto de perigo de um adulto é muito mais aguçado do que o de uma criança, por isso que a atenção com elas deve ser redobrada.
Tenha boias e objetos flutuantes por perto também, eles auxiliam no salvamento, quando necessário.
Vale lembrar que, em caso de emergência, é recomendado ligar para o 193 (bombeiros).
Quando matricular meu filho na natação?
Como falamos anteriormente, não há idade ideal para começar a praticar natação. A Bio Center atende crianças a partir de os 6 meses de idade, onde passam por um período de adaptação e chegam até o nível avançado, conforme avaliação do professor.
Em geral, a facilidade de aprender está nos primeiros anos de vida, e na natação não é diferente. É nessa fase também que o medo da água, quando há, é superado.
À medida que vão avançando nessa atividade, os alunos vão desenvolvendo autoconfiança e realização pessoal, o que pode ser um passo muito importante para aqueles que são muito dependentes da proteção dos pais. Portanto, quanto mais cedo ingressar na modalidade aquática, melhor!
[…] POR QUE APRENDER A NADAR? […]
[…] já falamos em outro post aqui no blog, um dos principais motivos em se iniciar aulas de natação ainda na infância, é para prevenir alguns acidentes domésticos com água e também para criar […]
[…] disso, a natação tem sido recomendada por médicos como parte do tratamento desse transtorno, principalmente para as crianças, pois estimula o gasto […]